domingo, 28 de junho de 2015

Processo de Organização - Parte 1

Levando em conta o nome da disciplina(Organização dos Serviços de Saúde), podemos entender rapidamente que a área da saúde, em geral precisa-se de uma organização. Organização nada mais é do que uma atividade básica de administração que se caracteriza por ser sempre um meio para atingir os objetivos da instituição.
Para obter tal organização no contexto da saúde, existem diversas ferramentas de organização.
São elas: Os gráficos; O fluxograma; O organograma; O cronograma entre outras mais ferramentas. Hoje iremos falar/abordar com mais profundidade, a ferramenta de organização FLUXOGRAMA.

Considerando as palavras do livro Administração Aplicada a Enfermagem do autor Sérgio Ribeiro dos Santos, o fluxograma é um um gráfico de levantamento de rotina, que representa o fluxo ou a seqüência de um processo, permitindo a obervação das diversas operações.
A 'fluxogramação' de um processo possibilita a simplificação do trabalho, além da correção e eliminação dos movimentos inúteis ou desnecessários que comprometem o bom desenvolvimento do trabalho. Dessa forma, é possível estudar, corrigir e obter a melhor seqüência dos passos fundamentais da tarefa.

Vejamos agora, dois exemplos de fluxograma.
Fluxograma de Atendimento em caso de um Suspeito de Dengue

Fluxograma do atendimento em um PSF(Programa de Saúde da Família)
Nos dois fluxogramas, podemos observar que eles nos mostram passos a serem seguidos ou seja, o que devemos fazer em certas ocasiões.
Resumindo, o fluxograma é uma ferramenta que mostra o passo a passo de um processo. Por ser elaborado de maneira clara e sucinta, faz com que possa ser observados possíveis ações/tarefas dentro do processo que estejam comprometendo o fluxo correto do mesmo. No próximo post vocês irão saber um poucos mais sobre os Instrumentos de Organização.
Até mais galera!!


Por: Márcio Alan

Nenhum comentário:

Postar um comentário